Festa na Serra Gaúcha! Juventude vence Guarani e volta à Série A após 13 anos
Com direito a confusão na cabine de transmissão, Renato Cajá faz o gol que garante o acesso ao alviverde.
![]() |
Presente no rebaixamento em 2007, Cajá marca o gol que recoloca o Juventude na Série A. Foto: Fernando Alves/ECJuventude |
Por Bruno Uzêda
O Juventude triunfou sobre o Guarani pelo placar de 1 x 0, no Estádio Brinco da Princesa (SP), na noite desta sexta (29). Com o resultado, a equipe gaúcha sobe para a 3°colocação e retorna à primeira divisão nacional a qual não disputava desde 2007. Enquanto que o Guarani foi para a partida já garantido na próxima edição da Série B.
Gol na 'Caja'
O jogo começa em ritmo frenético com os dois times com uma chance cada com menos de 5 minutos. Após escanteio cobrado, Capixaba tenta finalização de bicicleta que vai para fora. O Guarani respondeu rápido com bela enfiada de bola de Bidu para o atacante Waguinho que entra na área e chuta para a intervenção do goleiro de Caxias do Sul.
Depois desse início, o jogo caiu em qualidade com as duas equipes errando muito as jogadas sem maiores emoções. Até que em roubada de bola no meio campo, Renato Cajá recebe e manda um torpedo de fora da área e marca um golaço para o Juventude, 1 x0. Um fato inusitado ocorreu após o tento quando a comissão técnica bugrina foi para a cabine de transmissão reclamar da narração de um radialista gaúcho.
5 minutos depois, Lucas Crispim quase empata a partida e Gabriel Bispo tenta chute do meio de campo e quase amplia para o Juve. Com resultados favoráveis e fazendo sua parte, o time sulista vai para o intervalo com a vitória parcial e acesso encaminhado.
Só administrar
Mesmo não alterando com a tabela, o Guarani procurou tomar as iniciativas no início do segundo tempo com finalizações de fora da área. Já o Juventude só cozinhava a partida para o tempo passar mais rápido.
O técnico Pintando coloca Rogério no lugar de Grampola para aumentar a presença da equipe caxiense no campo de ataque. A alteração surte efeito com Rogério finalizando cruzado para a defesa de Gabriel Barbosa jogando para escanteio. Na sequência, João Paulo cruza e Emerson Silva exige nova intervenção do arqueiro bugrino.
A partir daí o jogo ficou morno muito devido a confortável situação do Juventude e a pouca importância da vitória para o Guarani. Entre ganhos e perdas de bola, o duelo termina e a comemoração fica com os comandos de Pintado que recolocam o Juventude na elite nacional.