Villarreal vence United nos pênaltis e é campeão da Liga Europa

 Após empate no tempo normal e na prorrogação, submarino amarelo conquista seu primeiro título de expressão em 98 anos.

Comemoração espanhola após o pênalti defendido por Rulli. Foto: Michael Sohn/REUTERS

Por Marcos Felipe Coelho


Nesta quarta-feira (26), em Gdansk, na Polônia, Villarreal e Manchester United fizeram uma final de Liga Europa que entra para a história. Nada menos que uma decisão com 22 cobranças, que só acabou após Rulli defender a batida do goleiro De Gea, fazendo 11 a 10 nas penalidades máximas, após 1 a 1 no tempo regulamentar.


O MISTER EUROPA LEAGUE

O espanhol Unai Emery se tornou o treinador mais vitorioso da história da competição. São quatro títulos em cinco finais. Vindo de um tricampeonato com o Sevilla e um vice com o Arsenal, o senhor Liga Europa disputou hoje sua quinta decisão e levou o Villarreal ao título mais importante em 98 anos de existência.

 

Unai Emery preparando sua equipe para a prorrogação. Foto: Aleksandra Szmigiel/REUTERS

O JOGO

 A equipe de Ole Gunnar Solskjaer tentou se impor, alugou o campo de ataque e começou a partida pressionando seu oponente. Os 62% de posse de bola comprovam a superioridade contra um Villarreal recuado e encurralado, mas o domínio inglês não foi traduzido em gol. E aí vem o ditado que assombra o mundo do futebol: “a bola pune”.

Aos 35, na primeira e única chegada perigosa dos espanhóis, a falta cruzada de Foyth encontra Gerard Moreno livre para abrir o placar.

 

Gerard Moreno faz o seu sétimo gol na Europa League e abre o placar em Gdansk.
Foto: Aleksandra Szmigiel/AFP


O gol foi uma ducha de agua fria para o Manchester, que não conseguiu reagir de imediato e viu o submarino amarelo quebrar o ritmo do jogo e ir para o intervalo com a vantagem no placar.

Estando atrás no marcador, os Red Devils voltaram do vestiário com a obrigação de buscar o gol o mais rápido possível, para entrar na partida novamente. 

Logo nos primeiros minutos, quando o United ensaiava uma blitz no campo de ataque, Rashford chuta da entrada da área, a bola desvia e sobra limpa para Edinson Cavani deixar tudo igual.

 

Cavani só empurrou para o gol e colocou o United de volta ao páreo. Foto: Divulgação UEL

Com todo o segundo tempo pela frente, o cenário foi parecido com a primeira etapa, onde o Villarreal se fechava bem, marcava forte e tentava suportar a pressão do Manchester.

O United sofreu com a forte marcação em cima de Bruno Fernandes, que é o principal responsável pela criação da equipe, que não conseguiu agredir o Villarreal e vencer nos 90 minutos.


PRORROGAÇÃO

As duas equipes sentiram o cansaço e não conseguiram produzir muita coisa. O Villarreal se arriscou um pouco mais em relação ao tempo normal, mas não chegou a levar muito perigo, enquanto o United não fez tanta questão de atacar, e fez alterações já pensando nas penalidades.

 

AS PENALIDADES

Depois de todos os 20 jogadores de linha converterem suas cobranças, sobrou para os goleiros decidirem com a bola no pé. Na ordem de batida, o argentino Gerónimo Rulli foi para a cobrança e bateu com categoria, deixando a responsabilidade nos pés de David De Gea. O arqueiro espanhol bateu e viu Rulli espalmar dando fim à disputa com um 11 a 10 espetacular.

Momento exato em que Rulli espalma e garante o título da Liga Europa.
Foto: Kacper Pempel/REUTERS





Mensagens populares deste blogue

Com time reserva, São Paulo é derrotado em casa para o Racing e perde invencilidade

Santos e Santo André empatam na vila e se garantem nas quartas do paulistão.