América-MG bate o Avaí e é vice campeão da Série B
Coelho chega a 73 pontos mas o título fica para Chapecoense pelo critério de desempate.
![]() |
Rodolfo comemora o gol do alviverde na vitória contra o Avaí. Foto: Mourão Panda |
Por Lucas Medeiros
América-MG e Avaí se enfrentaram nesta sexta (29) pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, no Independência. O jogo valia título para o Coelho em caso de vitória e tropeço da Chapecoense. Para o Leão da Ilha, uma missão complicada, em caso de vitória, teria que depender de tropeços de Juventude e CSA.
O primeiro tempo começou com as duas equipes se estudando em campo e logo com quatro minutos de partida, a equipe catarinense sofreu um pênalti polêmico de Anderson em Getúlio; o zagueiro Alemão cobrou mal e facilitou para o goleiro Matheus Cavichioli. O time alviverde não sentiu a chance perdida do adversário e aos oito minutos de partida balançou as redes com Rodolfo em uma bela jogada de Alê, que ajeitou para o centroavante mandar um foguete para o gol de Gledson.
O América cresceu na partida após o gol, a marcação pegada dificultou a saída de bola da equipe avaiana, que não conseguiu criar muita coisa. A equipe mineira chegou novamente com perigo aos 15 minutos, Juninho ficou cara a cara com o goleiro Gledson, que salvou. O Leão da Ilha seguia perdido em campo, com muitos erros de passes e pouca eficiência ao avançar sua linha ofensiva.
Aos 22 minutos, o Coelho aumentou a vantagem com Ademir, após receber passe de Rodolfo, o camisa 10 ajeitou para a canhota e finalizou no cantinho, 2 a 0. Os comandados de Lisca estavam com o jogo sob domínio e era visto em campo um time bem treinado e focado. Até então o panorama do jogo era de uma vitória bem encaminhada para o time mineiro, que terminou o primeiro tempo com uma boa vantagem. Já o Avaí, ainda não se encontrou no jogo nessa primeira etapa e se quiser manter o desejo de voltar para a elite do futebol brasileiro, iria precisar voltar para a segunda metade com outra postura.
A bola rola no segundo tempo no Independência, são os 45 minutos finais para decidir o destino das equipes. O Avaí retornou com uma outra postura, a fim de voltar ao jogo e sonhar com a vaga de acesso à primeira divisão. A esperança voltou quando Getúlio diminuiu para o Leão, em cruzamento de Iury pela direita, o centroavante cabeceou forte para o chão em direção ao gol, dificultando a vida do goleiro. A equipe catarinense cresceu no jogo e tomava conta do campo defensivo do adversário.
O Coelho conseguiu segurar o resultado, com dificuldade, até o apito final. Logo após o juiz terminar a partida, os jogadores foram acompanhar no monitor na beira do campo os minutos finais do jogo da Chapecoense, que teve um pênalti marcado nos acréscimos. Anselmo Ramon cobrou de cavadinha e pelo critério de saldo de gols, tirou o sonho do Coelhão de conquistar o tricampeonato da Série B. Com isso, o América-MG é vice-campeão e jogará na Primeira Divisão na próxima temporada. Por outro lado, o Avaí segue na Segunda Divisão.