Flamengo perde nos pênaltis pro Racing e deixa precocemente a Libertadores
Equipe carioca sai de forma precoce e volta suas atenções para o Brasileiro, única competição a disputa até fevereiro. Sigali marcou para os argentinos e Arão empatou no fim, mas bateu mal sua cobrança nos pênaltis e viu o Racing converter as 5 cobranças.
![]() |
Sigali comemora gol no Maracanã Imagem: Reprodução/ Conmebol Libertadores |
Por Pedro Henrique Limongi
O campeão da América dá o seu adeus. Nos pênaltis, o Racing elimina o Flamengo no Maracanã e avança no torneio, agora esperando Boca Juniors ou Internacional. O tempo normal terminou com o mesmo placar de Avellaneda com direito a gol nos acréscimos de Arão, que foi o único a perder sua cobrança na marca da cal. Expulsão de Rodrigo Caio e gols perdidos são fundamentais na derrocada, dando ainda mais pressão para Rogério Ceni no seu trabalho.
![]() |
Gerson sempre vigiado por perto no confronto das oitavas Imagem: Alexandre Vidal/ CRF |
FLA PERDE OPORTUNIDADES E PRIMEIRA ETAPA TERMINA SEM GOLS
Antes da bola rolar, as equipes respeitaram um minuto de silêncio para o ídolo Maradona que nos deixou semana passada. Com bola rolando, o Fla controlou as ações iniciais e deu os primeiros sustos ao gol de Arias, ambas com o zagueiro Gustavo Henrique pelo alto. Em uma delas, o questionado jogador desviou e Bruno Henrique furou o chute, perdendo grande chance. A equipe de Rogério Ceni manteve a bola no seu campo ofensivo e não dava espaços para o Racing, que se dispôs a marcar no inicio. Apenas aos 18', o Racing chegou pela primeira vez com Fértoli, que marcou em Avellaneda, chutando fraco para a defesa de Diego Alves, enquanto o rubro-negro explorava a velocidade de Bruno Henrique para espetar a defesa adversária.
Após o controlado início de jogo do Flamengo, o jogo deu uma equilibrada e cada pedaço do campo tinha alguma disputa pela bola. Vitinho teve grande chance para abrir o placar em jogada individual, mas acabou parando em Arias. E já aos 38'o Fla tramou boa jogada que chegou no capitão Everton Ribeiro, cabeceando para o meio da área ao invés de tentar o canto oposto de Arias, e a bola sendo afastada pela defesa. E já nos minutos finais, Arrascaeta achou linda bola para Vitinho e o camisa 11 mandou, completamente livre, para fora do gol, terminando sem gols o placar no primeiro tempo.
O HERÓI E O VILÃO ARÃO. VOLANTE EMPATA MAS PERDE PENALIDADE E RACING AVANÇA ÀS QUARTAS
Como foi nos primeiros 45', o Flamengo começou na pressão em busca do primeiro gol no Maraca. Aos 4', o sempre participativo Bruno Henrique recebeu pela esquerda e rolou para Vitinho, e o camisa 11 mais uma vez não conseguiu guardar no fundo das redes sendo parado por Arias de novo, em ótima defesa. A equipe argentina não respirava um minuto sequer e precisou conter o ímpeto do Flamengo, que insistia em não aproveitar as boas chances criadas. Amarelado no jogo, Rodrigo Caio fez falta semelhante a do primeiro cartão e foi pro chuveiro mais cedo, complicando demais a vida do rubro negro no jogo. O zagueiro estava a dois meses sem atuar e foi inconsequente em dois lances que prejudicaram a equipe carioca. Ainda no lance da falta a bola viajou para o miolo e bateu em Gustavo Henrique que corria de costas para a jogada, e o zagueiro Sigali aproveitou a sobra para abrir o placar no Maracanã
Com a vantagem no placar e numérica, Becaccecce pôs seu time para defender e o Fla tentava a todo custo levar o jogo para as penalidades. Ceni promoveu Pedro e João Gomes entrou no lugar de Arrascaeta, recuando Arão para a defesa. Com a pressão rubro-negra, o homem do jogo apareceu e ajudava o Racing a definir a vaga, com grandes defesas em cabeçadas de Bruno Henrique e Willian Arão. Porém na terceira tentativa pelo alto não teve jeito: cruzamento de Diego Ribas e Arão, aos 47', fez o tão esperado gol que colocava o Flamengo em condições de disputar a vaga para as quartas de final, terminando no Maraca 1 a 1 o jogo.
Para quem acompanha o futebol de forma mais fervorosa, uma maldição teima em vagar nos jogos decisivos, que é a do homem do jogo em penalidades. Arão, o herói do Fla até então na noite, foi o único a perder a cobrança e com o tento final de Domínguez o Racing elimina o atual campeão dentro do Maracanã. Confira abaixo os batedores dos dois clubes.
Flamengo: Filipe Luís, Gerson, Pedro e Arão - Arão perdeu
Racing: Lisandro López, Rojas, Sigali, Alcaraz e Domínguez: Todos fizeram