Palmeiras vence primeiro jogo com gol de Gómez e leva vantagem na final da CDB
Time de Abel Ferreira segura os mandantes no segundo tempo com um a menos após expulsão de Luan em noite inspirada de Raphael Veiga. Jogo da volta acontece no próximo domingo às 18h, na Arena do Palmeiras.
![]() |
Gustavo comemora seu gol na Arena do Grêmio Imagem: Staff Images |
Por Pedro Henrique Limongi
Palmeiras e Grêmio deram o início a final da Copa do Brasil 2020 na noite deste domingo em confronto de 180 minutos. Os primeiros 90, em Porto Alegre, foi mais disputado do que jogado.De cabeça. Gustavo Gómez marcou o único gol do jogo que dá a vantagem ao palmeiras para semana que vem, onde jogará em sua casa. O alviverde jogou boa parte do segundo tempo com um a menos após expulsão do zagueiro Luan
OS PRIMEIROS 45 MINUTOS
A final de 180 minutos começou brigada, com disputa intensa por cada espaço do campo, algo esperado de de duas das melhoras defesas do futebol brasileiro. Até os 20' jogados apenas o imortal havia finalizado, mas sem perigos em ambas as tentativas. O Palmeiras, que apostou em Felipe Melo no meio e na volta do habilidoso Wesley junto à Luiz Adriano e Rony na frente, levou perigo pela primeira vez aos 25' com uma falta perigosa cobrada por Rony, que obrigou Paulo Victor a defender no seu canto esquerdo. Porém no lance seguinte, novamente em bola parada, Gustavo Gómez abriu o placar após cobrança de escanteio onde o paraguaio foi "faminto" para cabecear a bola que ainda resvalou em Paulo Victor.
O gol esquentou o jogo e fez o Grêmio se lançar ao ataque (lembrando que na final da Copa do Brasil não há o critério do gol fora). Pepê fez grande jogada e quase empatou na Arena e Alisson, já aos 40', também levou perigo em chute de longa distância, que passou por cima do gol de Weverton. Em contra ataque alviverde, Luiz Adriano perdeu chance incrível após belo passe de Veiga, mandando por cima do gol e dando números finais ao primeiro tempo na Arena, com o alviverde em vantagem.
PALMEIRAS SEGURA O GRÊMIO COM UM A MENOS E LEVA VANTAGEM PARA SP
A equipe de Abel Ferreira, que terminou melhor a primeira etapa, manteve o ritmo nos primeiros minutos do segundo tempo e quase abriu o placar com Wesley, que parou no goleiro Gremista. Com Veiga próximo da área, o Palmeiras criava grandes chances de ampliar e dessa vez foi Rony que mandou por cima nova chance clara de gol do alviverde em jogada esplendida do camisa 23, que vinha infernizando a defesa gremista.
Já aos 19', em disputa com Diego Souza, o zagueiro Luan foi expulso e deixou o Palmeiras com um a menos após acertar com o braço o rosto do atacante do Grêmio, A expulsão veio justamente quando Veron entraria para dar mais velocidade ao Palmeiras mas, com o acontecimento, Wesley foi sacrificado para dar lugar a Empereur e Veiga, melhor em campo até então, deu lugar a Gabriel Menino, reforçando a marcação no meio, e Veron entrou entrou no lugar de Luiz Adriano. De imediato, Renato gaúcho entrou com o garoto Ferreirinha que costuma incendiar os jogos do Grêmio.
A expulsão elevou o ímpeto da equipe de Renato Gaúcho e as chances voltaram a aparecer, primeiro com Ferrerinha parando em Weverton e Alisson sendo travado por Marcos Rocha, isso tudo próximo aos 30' da segunda etapa. Com Ferreirinha aberto pela direita, o Grêmio tentava a todo custo o empate para não ir a São Paulo com desvantagem no próximo domingo, e Renato Gaúcho promovendo três alterações para lançar o time à frente. Com 6 de acréscimo dado pelo árbitro, o Grêmio abusou das bolas alçadas, até acertou a trave com Thaciano, mas não conseguiu o empatar em sua casa, permitindo ao Palmeiras levar um gol de vantagem para a sua arena no próximo domingo, às 18h.