Hamilton vence em corrida tranquila e chega a 4ª vitória na temporada

Inglês chegou a 4ª vitória em 5 provas disputadas e abriu vantagem na classificação. Próxima corrida será daqui 2 semanas, no Grande Premio da Belgica, em Spa-Francorchamps.

Foto: Divulgação.

Por: Léo Ferreira

O GP de Catalunha, na Espanha foi palco neste domingo da 6ª etapa da temporada da fórmula 1. A corrida poderia contar com um fator que poderia fazer bastante diferença na corrida, os pneus. 

A corrida: 

Na pista, Hamilton largava na ponta com o seu companheiro de equipe, Valteri Bottas completando a primeira fila, com Verstappen e Stroll logo atrás. Estavam programadas 66 voltas no circuito. No momento da largada, o inglês consegui manter a ponta enquanto Bottas caiu para 4° sendo superado pelo Holandês da RBR e o Canadense da Racing Point. Um fator decepcionante na temporada, os carros da Ferrari largaram apenas em 9° com Leclerc e 11° com Vettel que se mantiveram com as mesmas posições na largada que em si não contou com alterações significativas em seu grid.

Momento da largada no GP da Catalunha.
Foto: Divulgação F1

Na volta 6, Bottas conseguiu ultrapassar Lance Stroll e ganhou a 3ª colocação, porém a diferença para Verstappen já se encontrava na casa de 2 segundos e conseguiu rendimento era considerável, fazendo com que Bottas não conseguisse a aproximação.

Na volta 22, os boxes das equipes de ponta começaram a se mexer, Verstappen foi o primeiro a fazer a troca dos pneus, com isso Hamilton não podia demorar muito a responder já que o rendimento dos pneus médios era melhor.

Foto: Divulgação F1

Duas voltas depois, a resposta veio, Lewis fez sua parada mas a equipe Mercedes demorou mais de 4 segundos para colocar o piloto na pista fazendo com que a diferença que antes da parada era de 7 segundos, caíssem para 4 e colocando o Holandês na briga pela ponta da corrida.

Na volta 38, para movimentar um pouco a corrida que era bem sonolenta, Charles Leclerc rodou sozinho após seu motor desligar, o Monegasco chegou a retornar para a prova a mas abandonou algumas voltas depois, era o primeiro abandono da prova, com 40 quase voltas.

Momento do abandono de Charles Leclerc.
Foto: Divulgação F1

Com 40 voltas, os pneus do Holandês começaram a perder rendimento e a diferença para Hamilton aumentasse para 10 segundos e com a aproximação de Bottas para menos de 2 segundos, com esse desgaste fez com que Verstappen fizesse sua segunda parada na corrida.

Na volta 50, os três pilotos da frente efetuaram suas respectivas paradas, com Hamilton voltando 10 segundos a frente de Verstappen que tinha 7 segundos para Bottas.

Faltando 5 voltas para o final, a corrida se arrastava de uma forma bem tranquila, Hamilton levava 16 segundos para Verstappen e se encaminhava para mais uma vitória tranquila na temporada.

Classificação final do GP da Catalunha.
Foto: Divulgação F1

A classificação dos pilotos tras Lewis Hamilton na liderança do campeonato com 132 pontos, e Verstappen na vice-liderança com 95 pontos, continuando os 10 primeiros temos, Bottas com 89 pontos em 3°, Leclerc em 4° com 45 pontos, Albon em 5° com 40 pontos, Stroll em 6° com 40 pontos, Norris em 7° com 39 pontos, Perez em 8° com 32 pontos, Sainz em 9° com 23 pontos e Ricciardo em 10° com 20 pontos, detalhe que o Tetracampeão Sebastian Vettel não aparece entre os 10 primeiros, o Alemão que vive sua temporada de despedida da Ferrari, esta apenas no 12° lugar com apenas 16 pontos. A formula 1 volta daqui 2 semanas com o GP da Bélgica.






Mensagens populares deste blogue

Com time reserva, São Paulo é derrotado em casa para o Racing e perde invencilidade

Santos e Santo André empatam na vila e se garantem nas quartas do paulistão.

Villarreal vence United nos pênaltis e é campeão da Liga Europa